sexta-feira, 8 de abril de 2011

O Dalai Lama

Em um nível fundamental, como seres humanos, somos todos iguais, cada um de nós aspira à felicidade e cada um de nós não quer sofrer. É por isso que, sempre que tenho oportunidade, tento chamar a atenção das pessoas para que os membros da família humana que temos em comum e da natureza profundamente interligados da nossa existência e bem-estar.

Hoje, há um reconhecimento crescente, bem como um crescente corpo de evidências científicas, que confirma a estreita ligação entre os nossos estados de espírito e nossa felicidade. Por um lado, muitos de nós vivemos em sociedades que são muito desenvolvidos materialmente, ainda entre nós muitas pessoas que não são muito felizes. Logo abaixo da superfície bonita da riqueza que há uma espécie de inquietação mental, levando à frustração, brigas desnecessárias, dependência de drogas ou álcool, e no pior dos casos de suicídio. Não há garantia de que a riqueza só pode dar-lhe a alegria ou a satisfação que você procura. O mesmo pode ser dito de seus amigos também. Quando você está em um intenso estado de ira ou de ódio, até mesmo um amigo muito próximo a você aparece como algo gelado, frio, distante, e irritante.

No entanto, como seres humanos somos dotados dessa inteligência humana maravilhosa. Além disso, todos os seres humanos têm a capacidade de ser muito determinados e para dirigir um forte sentido de determinação em qualquer direção que quiser. Enquanto nos lembramos que temos este dom maravilhoso da inteligência humana e capacidade para desenvolver determinação e usá-lo de maneira positiva, vamos preservar a nossa saúde mental subjacente. Percebendo que temos este grande potencial humano nos dá uma força fundamental. Este reconhecimento pode atuar como um mecanismo que nos permite lidar com qualquer dificuldade, não importa a situação que estamos enfrentando, sem perder a esperança ou afundar em sentimentos de baixa auto-estima.

Eu escrevo isto como alguém que perdeu a sua liberdade com a idade de 16, em seguida, perdeu o seu país na idade de 24. Conseqüentemente, eu tenho vivido no exílio há mais de 50 anos durante o qual os tibetanos têm dedicado a manter a identidade tibetana viva e preservar a nossa cultura e valores. Na maioria dos dias as notícias do Tibet é comovente, e nenhum destes desafios dá motivos para desistir. Uma das abordagens que eu pessoalmente achar útil, é cultivar o pensamento: Se a situação ou o problema é tal que pode ser remediada, então não há necessidade de se preocupar com isso. Em outras palavras, se não houver uma solução ou uma saída para a dificuldade, você não precisa de ser oprimido por ele. A ação apropriada é a procurar a sua solução. Então é claramente mais sensato gastar sua energia concentrando-se nas soluções em vez de se preocupar com o problema. Como alternativa, se não houver solução, qualquer possibilidade de resolução, então também não há sentido em ficar preocupado com isso, porque você não pode fazer nada sobre isso de qualquer maneira. Nesse caso, quanto mais cedo você aceitar esse fato, mais fácil será para você. Esta fórmula, é claro, implica confrontar diretamente o problema e ter uma visão realista. Caso contrário, você será incapaz de descobrir se há ou não uma resolução para o problema

Tendo uma visão realista e cultivar uma motivação adequada também pode proteger-se contra os sentimentos de medo e ansiedade. Se você desenvolver uma motivação pura e sincera, se você estiver motivado por um desejo de ajudar na base de bondade, compaixão e respeito, então você pode carregar em qualquer tipo de trabalho, em qualquer campo, e função de forma mais eficaz com menos medo Ou se preocupe, não ter medo de que os outros pensam ou se você finalmente terá êxito em alcançar seu objetivo. Mesmo se você não conseguir atingir seu objetivo, você pode se sentir bem por ter feito o esforço. Mas com uma motivação ruim, as pessoas podem elogiá-lo ou você pode alcançar as metas, mas ainda assim você não será feliz.

Novamente, podemos às vezes sinto que toda a nossa vida não são satisfatórias, sentimos a ponto de ser esmagado pelas dificuldades com que nos confrontamos. Isso acontece com todos nós em graus variados ao longo do tempo. Quando isso ocorre, é vital que nós fazemos todos os esforços para encontrar uma maneira de levantar nossos espíritos. Podemos fazer isso por recordar a nossa boa fortuna. Podemos, por exemplo, ser amado por alguém, podemos ter certos talentos, que podem ter recebido uma boa educação, poderemos ter nossas necessidades básicas previstas - alimento para comer, roupa para vestir, um lugar para viver - que pode ter sido executado certas ações altruístas no passado. Devemos levar em consideração, mesmo o mais pequeno aspecto positivo de nossas vidas. Porque, se não conseguirmos encontrar uma forma de elevar a nós mesmos, não há qualquer perigo de afundar ainda mais em nossa sensação de impotência. Isso pode nos levar a acreditar que não temos capacidade para fazer o bem absoluto. Assim, nós criamos as condições de desespero em si.

Como um monge budista que eu aprendi que o que incomoda principalmente a nossa paz interior é o que chamamos de emoções perturbadoras. Todos esses pensamentos, emoções e eventos mentais que refletem um estado negativo ou uncompassionate da mente, inevitavelmente, prejudicar nossa experiência de paz interior. Todos os nossos pensamentos e emoções negativas - como ódio, ira, soberba, luxúria, ganância, inveja, e assim por diante - são consideradas fontes de dificuldade, a ser perturbadora. Os pensamentos negativos e emoções são o que obstruem a nossa aspiração mais elementar - para ser feliz e evitar o sofrimento. Quando agimos sob sua influência, tornamo-nos alheios ao impacto de nossas ações sobre os outros: eles são, portanto, a causa de nosso comportamento destrutivo tanto em relação aos outros ea nós mesmos. escândalo de assassinato, e engano todos têm a sua origem nas emoções perturbadoras.

Isto suscita inevitavelmente a questão - é que podemos treinar a mente? Há muitos métodos pelos quais a fazer isso. Entre estes, na tradição budista, é uma instrução especial chamado treinamento da mente, que se centra no cultivo preocupação com os outros e transformar a adversidade em vantagem. É esse padrão de pensamento, transformando problemas em felicidade, que permitiu ao povo tibetano para manter sua dignidade e do espírito em face de grandes dificuldades. Na verdade, eu encontrei este conselho de grande utilidade prática na minha vida.

Um grande mestre tibetano do treinamento da mente uma vez disse que uma das qualidades mais maravilhosa da mente é que ele pode ser transformado. Eu não tenho nenhuma dúvida de que aqueles que tentam transformar as suas mentes, superar as suas emoções perturbadoras e obter uma sensação de paz interior, irá, ao longo de um período de tempo, observa uma mudança em suas atitudes mentais e de respostas para as pessoas e eventos. Suas mentes se tornam mais disciplinados e positiva. E estou certo de que vai encontrar seu próprio sentido da felicidade crescerá como eles contribuem para a maior felicidade dos outros. Eu ofereço minhas orações para que todo aquele que faz este seu objetivo será abençoado com sucesso.

0 comentários:

Postar um comentário

Olá!!! Seja bem vindo e comente!